data-filename="retriever" style="width: 100%; float: none;">Foto: Ronald Mendes (Divulgação)
A prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, lança, neste sábado, o edital do Auxílio Emergencial para o Setor Cultural. A iniciativa é uma união de esforços entre Estado, municípios e empresas parceiras para auxiliar os trabalhadores do setor, que foram fortemente atingidos pela crise econômica causada pela pandemia de coronavírus. Até 600 profissionais poderão receber R$ 800 de benefício.
- Entendemos a importância de aproveitarmos e acreditarmos em todas as oportunidades que beneficiem a cadeia produtiva da cultura. Diante do cenário de pandemia assumimos a nossa responsabilidade em buscar todas as possibilidades. E, agora, com este edital, resultado de co-investimento com o Estado, podemos ajudar 600 trabalhadores culturais. É uma iniciativa conjunta que beneficiará a sociedade e toda a classe cultural - destaca a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
COMO PARTICIPAR
Os trabalhadores da cultura que quiserem receber o auxílio devem fazer cadastro até as 23h59min de 20 de dezembro, pelo e-mail auxilioculturasm@gmail.com. Ao enviar a mensagem, no assunto deve constar 'Cadastro e Nome do requerente'. Não será aceito cadastro enviado fora do prazo estabelecido.
O cadastro deverá ser feito pelo preenchimento do formulário, conforme Anexo I do edital. O requerente também deverá anexar no e-mail foto da Carteira de Identidade e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), do comprovante de residência, da comprovação da atuação na área e do comprovante de conta bancária para o recebimento do auxílio emergencial.
Contudo, para estar apto ao benefício, é preciso cumprir os seguintes critérios:
- Comprovar atuação na área cultural até março de 2020
- Residir em Santa Maria
- Ter 18 anos ou mais
É vedada a concessão do auxílio emergencial para:
- Pessoas jurídicas
- Servidor público ativo (ocupante de cargo público) e inativo, de qualquer esfera
- Cônjuges ou companheiros(as) e parentes em primeiro grau e colateral de membros de servidores lotados na Secretaria de Município da Cultura
- Trabalhador com carteira assinada (CLT)
- Aposentado ou pensionista.
Após 20 de dezembro, as inscrições passarão por duas etapas de avaliação: habilitação e seleção.
- A habilitação consiste na conferência dos documentos solicitados para o cadastro e dos pré-requisitos.
- Na seleção, serão contempladas todas as solicitações que estiverem em conformidade com o solicitado pelo edital.
Caso o número de solicitações ultrapasse 600 inscritos, serão utilizados, para o desempate, os seguintes critérios: não ter sido contemplado no Prêmio Trajetórias Culturais - mestra Sirley Amaro; ter maior número de dependentes; maior idade; e ordem de inscrição.
RECURSOS
As solicitações consideradas inabilitadas terão três dias úteis para encaminhar seus recursos, a contar da data da publicação da lista de inscrições não aceitas. Neste caso, será necessário enviar o formulário para recurso (anexo II do edital) para o e-mail auxilioculturasm@gmail.com.
Os recursos serão apreciados pela Secretaria de Cultura, que os deferirá ou não, e, após essa avaliação, nova lista será publicada no site da prefeitura.
RESULTADO E PAGAMENTO
- A divulgação do resultado da habilitação, assim como o resultado das solicitações contempladas pelo edital, será publicado no site da prefeitura, devendo o interessado realizar o devido acompanhamento.
- O pagamento do Auxílio será realizado em parcela única, através de transferência eletrônica para a conta do requerente.
- O valor do auxílio emergencial pago está sujeito a dedução de impostos conforme legislação vigente.
AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA O SETOR CULTURAL
- Criado para auxiliar os profissionais da cultura de Santa Maria
- O valor do Auxílio é de R$ 800, que será pago em parcela única
- Até 600 requerentes poderão receber o benefício
INSCRIÇÕES
- Até as 23h59min do dia 20 de dezembro
- Com envio de cadastro e documentos solicitados para auxilioculturasm@gmail.com
- Ao enviar a mensagem, no assunto deve constar "Cadastro e Nome do requerente"